Search

Vale a pena termos geração de energia solar no Brasil?

Não há um simbolo tão brasileiro quanto o sol. A cor que ilumina nossas festas, o calor que faz nosso povo tão acolhedor e, por que não, a energia que ilumina nossas casas?


A radiação solar na região menos ensolarada do país é de 40% maior do que na região mais ensolarada da Alemanha, por exemplo, que é um dos líderes no uso da energia solar fotovoltaica.


Apesar das nossas condições favoráveis, o uso de energia solar para geração elétrica ainda é pouco considerado como opção para alimentar nossas industrias, casas e edifícios.


Se nas cidades há vastas áreas sobre as edificações para instalação de painéis fotovoltaicos, no meio rural essa fonte energética é a opção mais limpa e segura para levar eletricidade a comunidades isoladas e de difícil acesso.


Além disso, o Brasil possui uma das maiores reservas de silício do mundo. Isso faz com que o país seja um local privilegiado para desenvolver uma indústria de produção de células solares gerando empregos e retornos em impostos pagos.


Vantagens da eletricidade solar


1- Redução de perdas por transmissão e distruibuição de energia, já que a eletricidade é consumida onde é produzida;


2- Redução de investimentos em linhas de transmissão e distribuição;


3-Baixo impacto ambiental


4- Fornecimento de maiores quantidades de eletricidade nos momentos de menor demanda (exemplo, o uso do ar condicionado é maior ao meio-dia no Brasil. Quando há maior incidência solar e, consequentemente, maior geração elétrica solar);


5- A não exigência de área física dedicada;


6- Rápida instalação, devido à sua grande modularidade e curtos prazos de instalação, aumentando assim a geração elétrica necessária em determinado ponto ou edificação;


Agora algumas dúvidas frequentes sobre o assunto


  1. Como faço quando não há sol?

Se o seu sistema está conectado à rede, você irá consumir energia elétrica da rede. Aqueles que não estão conectados à rede possuem um conjunto de baterias que armazenam a energia para utilizar justamente nos períodos em que não há sol.


2. Em dias nublados, o módulo fotovoltaico gera energia?


Sim. Os sistemas fotovoltaicos não precisam de um dia de céu limpo com muito sol para operar. Na verdade, mesmo em dias nublados eles produzem energia elétrica, porém numa intensidade menor do que em dias claros.


3. Gerar eletricidade a partir do sol? Como isso é possível?


O raio solar é transformado em eletricidade em uma célula fotovoltaica, fabricada com materiais chamados de semicondutores. O mais utilizado é o silício. A luz solar é pura energia composta de pequenos elementos dominados fótons.


Quando os fótons atingem a célula fotovoltaica, parte delas é absorvida. Esses fótons despertam os elétrons do material semicondutor, gerando assim, eletricidade. Quanto maior a intensidade da luz solar, maior o fluxo de eletricidade.


Pois é... Diariamente muita energia chega ao nosso planeta de forma gratuita e limpa. Os raios solares, além de trazerem a luz e o calor, essenciais para a vida na terra, podem ser aproveitados para a geração de energia tanto na forma de calor quanto na de eletricidade.


Para se ter uma idéia, uma hora de sol na superfície da Terra contém mais energia do que o planeta utiliza em um ano!!!!


Compartilhe e vamos mudar esse cenário mais rápido!


Vamos todos caminhar de encontro a nossa autonomia energética...




3 views0 comments

Recent Posts

See All